terça-feira, 23 de novembro de 2010

Harry Potter e sua importância

Bom dia a todos,

Sexta-feira passada o primeiro filme de duas partes do último livro de Harry Potter estreou nas telonas. Confesso que não sou fã de carteirinha da série, mas reconheço a enorme importância de Harry Potter, não só para a literatura fantástica, mas também para a literatura como um todo. Eu ainda não li todos os livros, estou lendo pouco a pouco, curtindo cada página (normalmente devoro os livros).

Achei engraçado quando eu e minha namorada fomos no cinema e passou o trailer do filme de Harry Potter e ela começou a chorar. Então me dei conta de como a série também foi importante para as pessoas. Lembrei quando vi o último capítulo de Friends e senti um vazio logo em seguida. Também quando li o último livro de Percy Jackson, Dragões de Éter, entre outros e realmente é triste quando terminamos algo que passamos tanto tempo vivendo, vendo, sentindo.

Infelizmente, não só as escolas, como principalmente os vestibulares pelo país inteiro, não incentivam o hábito da leitura pelo prazer de ler. Cada escola, vestibular, exigem do aluno ler um livro que muitas vezes não tem o gancho que o prende no livro. Dessa maneira, um sentimento de repulsa em relação aos livros acaba crescendo no âmago do aluno e ele cria uma barreira contra a literatura. As escolas e principalmente as universidades poderiam olhar com mais carinho a idéia de redigir uma lista de livros exigidos um pouco mais eclética abrangendo diversos tipo de literatura. Muitos dizem "não" para a literatura fantástica porque são estrangeiras. Tudo é apenas uma desculpa, porque há muita literatura fantástica nacional de excelente qualidade.

Rowling e sua obra, felizmente, plantaram uma pequena semente que já dá sinais de crescimento. A literatura fantástica é hoje uma grande vertente. Espero que continue crescendo e que novos e excelentes livros sejam escritos e lidos.