sábado, 27 de novembro de 2010

Leitura de Nick of Time: Uma Aventura pelo Tempo


Bom dia a todos,

Ontem terminei de ler o livro Nick of Time - Uma Aventura pelo Tempo do autor Ted Bell publicado aqui no Brasil pela editora Novo Século. Abaixo segue minhas impressões sobre o livro.




Nick of Time, na primeira vez que o vi na prateleira, senti meus olhos enchendo-se de emoção. Olhei para a capa e pensei: "Esse livro deve ser muito bom!". Em seguida, foi a vez de ler o pequeno resumo e aí tive certeza que o livro era demais. Comprei-o na mesma hora. No caminho, deletei-me com a espera como uma criança esperando o tão esperado bolo ficar pronto. Chegando em casa, logo iniciei a tão esperada leitura. Contudo, cada palavra lida, cada página virada, parecia que o bolo estava salgado demais. Não li mais do que vinte páginas naquela primeira leitura, encostei o livro no armário esperando uma outra oportunidade que eu o pegasse para ler. Alguns meses depois, desesperado para ler, resolvi apostar novamente minhas fichas numa boa leitura de Nick of Time. Dessa vez, sem criar expectativas, não me decepcionei. A leitura transorreu lividamente. Terminei o livro em algumas semanas, é verdade, mas mesmo assim não deixou de ser uma leitura agradável.
A história, como um todo, até convence. Alguns fatos, no entanto, sempre deixa muitos nós soltos. Viagem no tempo é um tema muito interessante de se trabalhar, contudo a dificuldade é muito grande para deixar os nós da história bem atados. Os personagens não achei muito carismáticos. Por vezes, perdia em algum lugar da minha mente a fisionomia e a personalidade deles, com exceção da carismática Kate. O vilão também não é algo que convence. Faltou criar uma personalidade um pouco mais real para Blood.
Bom. Fora tudo isso que eu disse, dá para tirar uma boa leitura do livro. Basta não ir com tanta sede ao pote esperando um verdadeiro clássico.

Essa é a minha opinião. Qual é a sua?